Facebook tem 1 milhão de pequenas empresas com fanpage em um ano
Fonte: G1
Vendas dessas empresas na rede social movimentam US$ 10 bilhões.
Foram 231 mil empregos indiretos gerados no Brasil entre 2013 e 2014.
A diretora de empreendedorismo do Facebook na América Latina, Camila Fusco, afirmou que em um ano, entre 2014 e 2015, o número de pequenas empresas com fanpage na rede social cresceu 50%. Foram criadas no período, segundo ela, 1 milhão de novas páginas com esse perfil. O número total passou de 2 milhões no ano passado para 3 milhões em 2015.
A diretora ainda afirmou que os anúncios e vendas dessas empresas via Facebook movimentaram cerca de US$ 10 bilhões também em um ano. “Isso é um número muito expressivo. Ano passado eram 2 milhões e só em um ano esse número cresceu em 1 milhão”, afirmou Camila Fusco.
Segundo ela, apesar da crise econômica no país, os números refletem positivamente na taxa de empregos no Brasil. Entre 2013 e 2014, foram 231 mil empregos indiretos gerados no Brasil apenas através do Facebook. “Nosso pensamento é que precisamos crescer cada vez mais nesta área para mostrar para as empresas o impacto que o Facebook pode fazer”, disse.
De acordo com uma empresa de inteligência de mercado, atualmente são 91 milhões de brasileiros conectados ao facebook todos os meses e 2,1 milhões de pequenas empresas com páginas ativas. Já o número de usuários conectados a uma dessas fanpages e que interagem com o conteúdo publicado por elas chega a 72 milhões, o que equivale a 80% do total. O volume é superior à média mundial de 70%.
Crescimento
Segundo a diretora, o número de usuários do Facebook aumentou de 25 milhões para 94 milhões em quatro anos, o que equivale a um aumento de 73,4%. Para Camila, as pessoas começaram a entender que é possível realizar bons negócios pela rede social. “Quando chegamos ao Brasil, a busca era por fãs sem nem ao menos saber pra que é um fã. Hoje as pessoas sabem que um bom fã é aquele que gera algum resultado”.
Ela explica que a visão dos empresários em relação ao Facebook mudou nos últimos anos. “Atualmente as empresas pensam ‘eu quero estabelecer minha presença digital para começar a me relacionar com o meu usuário final’. Agora estamos em um momento que é possível mostrar como é ter um resultado ideal”.
Curso à distância
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Facebook criou um curso à distância para orientar os pequenos empresários.